Municípios de cinco Estados sofrem com as fortes chuvas e têm situação de emergência decretada Segunda, 17 de abril de 2017.

17042017 Chuva Pref Amaral SerradorChuvas intensas, enxurradas, inundações e alagamentos. Essas foram as justificativas para o decreto de Situação de Emergência (SE) em Municípios de cinco Estados brasileiros. A medida está prevista na Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil 48/2017, publicada nesta segunda-feira, 17 de abril.

Os Municípios atingidos são Lajedinho, na Bahia; Planaltina, em Goiás; Juruena, no Mato Grosso; Óbidos, no Pará; e Amaral Ferrador, no Rio Grande do Sul. Na Bahia, as chuvas que atingiram Lajedinho causaram uma tromba d'água no rio Saracura no início de abril. Com a chuva, muitas casas tiveram rachaduras e famílias perderam bens materiais, como móveis e eletrodomésticos. Em alguns lugares, a água chegou a alcançar 1,5 m.

No Município gaúcho, as chuvas trouxeram estragos no mês de março, especialmente após um temporal na madrugada no dia 12. O responsável pela Defesa Civíl do Município, Luiz Santos, juntamente com o secretário de Administração, Jadir Vargas, e o assessor de comunicação, Michael Martins, realizaram visitas em algumas propriedades atingidas pelo temporal. Foi realizado um levantamento dos estragos em residências, estufas e paióis.

Em Óbidos, no Pará, inúmeras residências ficaram com risco de desmoronamento. Além disso, as chuvas deixaram ruas intrafegáveis, moradias alagadas, além de terem provocado o deslizamento de terras.

Recursos emergenciais
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que se tornou obrigatória a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) para a transferência de recursos federais para as ações emergenciais de resposta e recuperação para Estados e Municípios afetados por desastres.

Veja aqui a portaria.

Leia mais: Municípios deverão utilizar Sistema Integrado de Informações sobre Desastres para solicitação de recursos emergenciais

Agência CNM com informações do G1 e da Prefeitura de Amaral Ferrador (RS)

 

Voltar