Desastres naturais afetam Municípios de seis estados Terça, 25 de julho de 2017.

CemadenO Diário Oficial da União (DOU) do dia 24 de julho traz o reconhecimento de Situação de Emergência em nove Municípios atingidos por desastres naturais. Eles pertencem aos Estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Pará e Santa Catarina.

Com a publicação da Portaria 101/2017, as prefeituras podem solicitar o apoio federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas afetadas.

Na Bahia, o Município de Lapão sofre com o longo período de estiagem, assim como Montezuma, em Minas Gerais. Em Conceição do Lago-Açu, no Maranhão, e Trombudo Central, em Santa Catarina, o problema são as inundações.

Já as cidades de Placas (PA), Rio Bonito do Iguaçu (PR) e Jaguaruna (SC) foram atingidas por enxurradas. Ainda em Santa Catarina, Palmitos e Siderópolis foram levadas ao estado de emergência por tempestades, chuvas intensas e vendavais.

Orientações

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanha constantemente os desdobramentos dos desastres naturais no país por meio de um observatório. As informações são publicadas no hotsite do projeto, que apresenta de maneira agradável, mapas onde os eventos acontecem, além de outros dados relacionados à estrutura municipal disponível, recursos aplicados pela União e prejuízos causados.

O hotsite traz ainda um menu com publicações técnicas sobre a área de Defesa Civil. Uma delas traz orientações básicas aos gestores que desejam implantar o órgão no Município. O material está disponível gratuitamente para download.

Conheça o Observatório dos Desastrese acesse a publicação

Acesse a Portaria 101/2017 na íntegra

 

Voltar