Vice-presidente da CNM articula em Brasília para resolver entraves na Operação Carro-Pipa Quarta, 18 de julho de 2018.

Eures_ag.CNMO vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eures Ribeiro, se reuniu nesta quarta-feira, 18 de julho, com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e com o Exército Brasileiro para debater entraves da Operação Carro-Pipa.

O municipalista, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, tem partido de agenda com o grupo com intuito de pedir a ampliação do serviço e a adoção de uma logística que atenda diretamente às famílias afetadas pela estiagem.

Eures explicou que os Municípios baianos identificaram e apontaram muitas falhas na operação. “É água que não chega na ponta; entrega no reservatório e que não entrega de casa em casa; são Municípios que foram suspensos do programa mesmo estando em Situação de Emergência”, relatou.

Segundo o vice-presidente da CNM “essa reunião foi para buscar um denominador comum de uma politica mais correta e mais realista e que dialogue com os Municípios. Pois todas as operações são feitas sem se ouvir os Municípios e por isso que tanta reclamação e essa reunião foi para acertar novos pontos e uma nova metodologia que condiz com a nossa realidade”, explicou.

De acordo com o gestor, o Exército Brasileiro assumiu o compromisso de se reunir com os Municípios em cada Estado, junto as defesas civis municipais para definir uma agenda de fiscalização.

Situação de Emergência
Na Bahia, 183 municípios estão com decreto de Situação de Emergência em vigor por conta da falta de chuvas, segundo dados do Ministério da Integração Nacional. Além de provocar baixos índices pluviométricos, a estiagem tem efeitos negativos sobre a produção agrícola e pecuária. Entre as ações para minimizar os efeitos da seca estão a distribuição de águas através de carros-pipas e a construção de poços e cisternas.

Leia também:

Municípios baianos se reúnem com ministro da Integração para tratar da Operação Carro Pipa

Voltar