Em Brumadinho, vice-presidente da CNM coloca estruturas técnicas da entidade à disposição Quinta, 31 de janeiro de 2019.

31012019 Julvan Lacerda apoio BrumadinhoO vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, se reuniu com o prefeito de Brumadinho (MG), Avimar Barcelos, e colocou as estruturas técnicas da AMM e da CNM à disposição do Município. Na reunião desta quinta-feira, 31 de janeiro, os gestores trataram questões da tragédia do rompimento da barragem.

O drama, vivenciado pelos mineiros pela segunda vez, ocorreu na última sexta-feira, 25, e até o momento deixou: 99 mortos; 259 desaparecidos; e 176 pessoas desalojadas.

Desde a tragédia de Mariana, a CNM acompanha o desdobramento de barragens em riscos e busca dar visibilidade ao tema. As informações estão disponibilizadas no Observatório dos Desastres Naturais, no site da CNM. Nesse contexto, a CNM destaca o estudo Diagnóstico de Segurança das Barragens Brasileiras, com dados do Relatório de 2016 da Agência Nacional de Águas, que destaca quais Municípios possuem barragens de alto riscos e danos associados.

Além disso, a entidade disponibiliza na Biblioteca Virtual publicações com orientações aos governos municipais de prevenção e enfrentamento aos desastres. Na página on-line é possível encontrar cartilhas, notas técnicas, estudos e pesquisas voltadas à sensibilização de gestores, de profissionais em proteção e defesa civil e da sociedade civil.

Também participaram das conversas, o consultor da CNM, Ângelo Roncalli, o prefeito de Mercês, Donizete Calixto, e os secretários municipais de Obras, Alcimar Barcelos e de Governo, Ricardo Parreiras.

Por: Mabilia Souza
Foto: AMM
Da Agência CNM de Notícias, com informações da AMM

Voltar