Roda de Conhecimento traz orientações a Municípios afetados pela chuva Quinta, 30 de janeiro de 2020.

30012020 Roda de Conhecimento DefesaCivilA Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem demonstrado preocupação com as fortes chuvas na região Sudeste e que tem causado danos significativos, especialmente em Minhas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Com o objetivo de orientar os gestores municipais e apresentar a atuação da entidade em apoio aos Municípios afetados, a Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 30 de janeiro, tratou da temática.

Na oportunidade, o analista técnico da área de Defesa Civil da CNM, Johnny Amorim, reforçou a importância de o gestor municipal já fazer o levantamento de algum tipo de desastre e avaliar os danos e prejuízos causados, decretando, assim, situação de anormalidade o quanto antes. “Além disso, o gestor já deve acionar, imediatamente, todos os entes da Federação. Todo Município que for afetado por um desastre por excesso de chuva onde danos matérias e humanos são consideráveis, deve solicitar o apoio externo imediatamente e, em especial, contatar o Estado e a defesa civil nacional”, disse.

Para facilitar, o especialista da CNM destacou que é importante que o Município seja cadastrado no Sistema Informativo Nacional de Desastres. https://s2id.mi.gov.br “É diante do sistema que os Municípios vão passar informações aos Estados e a defesa civil nacional de que foram acometidos por alguma ocorrência. A partir daí, passam em tempo real todo tipo de informação da ocorrência no Município”, complementa Johhny.

O responsável pela área de Defesa Civil na CNM lembrou ainda que toda ajuda é bem-vinda aos Municípios afetados, especialmente no que tange o atendimento as vítimas. Para auxiliar, a CNM elabora documentos com orientações que possam auxiliar o Municípios afetados e amenizar os efeitos desse tipo de desastre. Além disso, a CNM disponibiliza uma ferramenta importante que é o Observatório dos Desastres, que traz um mapeamento do país dos desastres naturais.

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento traz, toda semana, orientações para os gestores municipais que atuam em diversas frentes do Município. O programa é transmitido toda quinta-feira, às 10h, ao vivo, pelas redes sociais da CNM. Os interessados podem enviar questionamentos e dúvidas que são respondidos em tempo real.

Confira como foi a Roda de Conhecimento:

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=xCfDBrS-E8k{/youtube}

Leia Mais

CNM e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil debatem ações emergenciais e prevenção de desastres

CNM promove visitas técnicas em Minas Gerais e acompanha situação de Municípios afetados pelas chuvas

CNM orienta Municípios afetados por chuvas e esclarece dúvidas de gestores 

Por: Lívia Villela
Transmissão: Edilson Carlos
Da Agência CNM de Notícias

Voltar