CNM irá apresentar Observatório dos Desastres na Série de Debates do Cemaden Quarta, 08 de setembro de 2021.

MG 1182 1A Confederação Nacional de Municípios (CNM) irá participar do evento virtual “Série de Debates do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (Cemaden)”, que será realizado nesta quinta-feira, 9 de setembro, às 10 horas, transmitido pelo canal do YouTube da Centro, com abordagem sobre o fortalecimento municipal para gestão de riscos e desastres.

Para tratar dos desafios enfrentados pela esfera local no contexto de gestão de riscos e desastres, a CNM irá apresentar o Observatório de Desastres Naturais e outras iniciativas desenvolvidas pela instituição para o fortalecimento municipal.

O debate será coordenado pelo Cemaden, onde destaca que o diagnóstico nacional realizado aponta para a necessidade de uma maior aproximação dos gestores municipais da discussão sobre riscos e desastres. De acordo com o pesquisador do Cemaren, Victor Marchezini, o debate irá abordar a necessidade de os prefeitos valorizem os órgãos municipais de proteção e defesa civil, a fim de melhor estruturá-los para que articulem os setores municipais em um sistema capaz de reduzir situações de risco e ocorrência de danos e perdas decorrentes de desastres.

O Observatório dos Desastres é um portal da CNM voltado para os gestores dos Municípios, que tem como objetivo acompanhar, monitorar e avaliar a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). O Observatório compartilha dados e informações das realidades locais, de modo a difundir boas práticas municipais de ações de proteção e defesa civil, ampliar o debate público sobre novas políticas públicas na área, promover a mudança cultural de prevenção e conscientizar a comunidade e os gestores na busca de cidades resilientes.

O debate será transmitido no YouTube nesta quinta-feira, a partir das 10 da manhã (horário de Brasília). Para assistir o debate acesse o link disponível aqui.

Da Agência CNM de Notícias

Voltar