Observatório dos Desastres da CNM é destaque em série de debates do Cemaden Sexta, 10 de setembro de 2021.

JohnnyO Observatório dos Desastres Naturais foi destaque na série de debates do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As discussões foram transmitidas pelo canal do órgão no YouTube e teve como objetivo fortalecer a gestão de riscos e prevenção de desastres nos Municípios.

No debate, a área de Proteção e Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pelo analista técnico Johnny Amorim, além de destacar as funcionalidades do Observatório, respondeu a várias perguntas dos participantes, como por exemplo, os procedimentos de solicitação de recursos financeiros aos Estados e à União para ações de prevenção e de reconstrução de áreas destruídas e danificadas por desastres.

A CNM também orientou os gestores e agentes locais a criarem sua estrutura de defesa civil, utilizando o mínimo de recursos possíveis, priorizando o trabalho voluntário com o apoio da população, da iniciativa privada, da sociedade civil organizada e dos três Entes da federação na execução das ações de prevenção, monitoramentos, gestão de riscos e respostas a desastres, com a missão de minimizar ou até mesmo sanar os efeitos negativos oriundos de desastres naturais em nossos Municípios.

A Confederação ainda enfatizou a importância do desenvolvimento de políticas locais em ações de proteção e defesa civil, orientando os caminhos a serem seguidos e, principalmente, lutando perante o Congresso Nacional e o governo federal pela melhoria das relações entre os Entes, por respeito à autonomia dos nossos Municípios e por mais recursos para possibilitar melhores condições de vida às nossas populações.

Por fim, a CNM chamou atenção à falta de investimentos, apoio técnico e financeiro por parte da União e dos Estados para auxiliar e custear a implementação e ampliação da estrutura de defesa civil local, tanto na especialização quanto na qualificação de profissionais de proteção e defesa civil. Os Municípios, principalmente de médio e pequeno portes, enfrentam grandes dificuldades para realizar ações de prevenção, monitoramento, preparação, resposta e reconstrução de cenários afetados por desastres naturais.

Informações atualizadas

O Observatório dos Desastres é uma ferramenta disponível no portal da CNM para auxiliar os gestores no acompanhamento, monitoramento e avaliação da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). A plataforma compartilha dados e informações das realidades locais, de modo a difundir boas práticas municipais de ações de proteção e defesa civil, ampliar o debate público sobre novas políticas públicas na área, promover a mudança cultural de prevenção e conscientizar a comunidade e os gestores na busca de cidades resilientes.



Da Agência CNM de Notícias

Voltar